UniMindelo

UniMindelo adopta plano anti-Covid: Funcionários com máscaras e luvas, desinfectantes disponíveis nos corredores

A UniMindelo está a implementar uma série de medidas que visam diminuir os riscos de contágio pelo coronavírus Covid-19 dos funcionários e estudantes. Neste sentido, a universidade começou a disponibilizar aos funcionários potencialmente em risco – em particular os que laboram na Secretaria, Gabinete de Contínuos e Biblioteca – materiais de protecção individual, como luvas e máscaras. O estabelecimento, que recebe à volta de mil pessoas, decidiu ainda instalar dispensadores de álcool etílico – gel/desinfetante e vinagre nos locais de maior circulação de docentes, alunos e funcionários. Os equipamentos devem ser controlados todas as semanas.

A universidade criou igualmente uma sala arejada para funcionar como espaço de triagem de possíveis casos de infecção pelo novo coronavírus e estabeleceu um plano de encaminhamento para a Delegacia de Saúde dos suspeitos.

Este plano de contingência da UniMindelo está alinhado com as decisões emanadas pelo Governo e a Delegacia de Saúde de S. Vicente para combater a entrada e propagação do temível vírus em Cabo Verde e a sua implementação ficou sob a responsabilidade de uma comissão integrada por quatro pessoas. Este núcleo deve avaliar os riscos e aconselhar o estabelecimento de ensino superior sobre as medidas a tomar em cada momento.

Na sequência dessa atribuição, a UniMindelo já implementou algumas recomendações que apontaram para a necessidade de suspensão de aulas e estágios, o reforço da sensibilização junto da comunidade académica para a prevenção higiénica, cancelamento de deslocações ao estrangeiro em contexto de trabalho, assim como dos programas de mobilidade de docentes e estudantes. O estabelecimento acabou também por reforçar os meios informáticos e de videoconferência, para facilitar reuniões ou actividades académicas, e suspender os eventos públicos programados para esse espaço.

As medidas adoptadas até o momento terão em devida conta o evoluir da pandemia e estão a ser assumidas, conforme a UniMindelo, com a prudência e responsabilidade que o quadro exige.

KzB

 1,729 total views,  2 views today

Partilhe esta Noticia!
Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *