Arlindo do Rosario

Ministro da Saúde confirma primeiro caso positivo de covid – 19 na cidade da Praia

O ministro da Saúde confirmou hoje, em conferência de imprensa, o primeiro caso positivo de coronavírus na cidade da Praia. Trata-se, segundo Arlindo do Rosário, de um cidadão nacional de 43 anos, que regressou ao país no dia 18 de março,  vindo da França e Portugal, data em que Cabo Verde encerrou as fronteiras aéreas e marítimas. 

É um caso importado que, de acordo com o ministro da Saúde, estava em quarentena desde que chegou ao país. “Desde a chegada a sua chegada, este cidadão tem sido acompanhado pela equipa sanitária da Delegacia de Saude da Praia, com contactos directos, assim como todos os outros que chegaram no mesmo voo. Logo que começou a apresentar sintomas respiratórios, a DS enviou uma ambulância à sua casa e o doente foi transportado ao Hospital Agostinho Neto. Foi-lhe realizado o teste e, ontem a noite, tivemos o resultado positivo”, explica Do Rosario. 

De acordo com este governante, clinicamente este cidadão apresenta sintomas respiratórios leves, sem febre e sem falta de ar e encontra-se internado no espaço de isolamento daquele estabelecimento de saude. Entretanto, durante o dia de hoje serão feitos rastreios nos contactastes mais próximos, assim como um levantamento em relação aos outros passageiros que viajaram como este cidadão no voo de regresso.

Paralelamente, o Governo deverá reunir no final da manhã de hoje para, da mesma forma que foi feito em relação à Boa Vista, tomar medidas em relação a Santiago e demais ilhas. Quando ao cidadão inglês falecido, segundo o ministro da Saúde, foi sepultado ontem em Cabo Verde, após informações, via Ministério dos Negócios Estrangeiros, das autoridades inglesas e familiares, por medida de segurança. “Em relação à paciente holandesa, o seu estado clinico é grave. Mas ela deverá ser evacuada ainda hoje. Virá um avião para fazer a evacuação”, acrescentou.

De referir que a ilha da Boa Vista não regista nenhum outro caso positivo, excepto os dois confirmados e o morto. Arlindo do Rosario garantiu que todas as amostras colhidas na ilha em termos de rastreio chegam na cidade da Praia ainda hoje para serem analisados no laboratório de citologia. As respostas serão conhecidas amanhã.

Santiago em quarentena

Questionado se a ilha de Santiago vai ser colocada em quarentena, o ministro da Saúde lembrou que Cabo Verde está neste momento em “Estado de Contingência”, que determina as medidas a serem implementadas não só por ilha, mas uma abordagem nacional. “O que temos vindo a fazer até agora é adoptar medidas de antecipação e têm resultado. O Governo tem dado um passo à frente em relação a esta pandemia. Acredito que ainda hoje o PM informará as próximas medidas.”

Já relativamente ao reforço ou substituição da equipa medica destacada na ilha da Boa Vista, Arlindo do Rosário garantiu que o Governo está a pensar Cabo Verde como um todo. Neste sentido, está-se a prever, em primeiro lugar, a reorganização dos serviços hospitalares, que será comunicado a população. Esta implica, na sua opinião, a redução ou suspensão de algumas consultas, nomeadamente das Externas, tendo sempre o cuidado de privilegiar as especialidades de maior demanda. “Vamos ter de assegurar o que é preciso e dar atenção ao seguimento das doenças crónicas, como as diabetes. Iremos dar orientações claras para todos os serviços de saúde, quer a nível central, regional e local, e estas serão repassadas a população.”

Com esta medidas, Arlindo do Rosário acredita que os recursos humanos serão alocadas por uma melhor gestão desta situação de crise, sendo que todos os cenários já foram definidas por um “task force” que trabalha junto do ministério da Saude e que é constituída por técnicos e dirigentes dos vários departamentos. “Há neste momento todo um fluxo criado de comunicação interna dentro das estruturas de saúde para facilitar os serviços. Não estamos a pensar apenas na ilha da Boa Vista.”

Neste momento, a ilha da Boa Vista passa por uma desinfestação a cargo da equipa de Protecção Civil e que conta com envolvimento dos militares. 

Constança de Pina

 1,050 total views,  2 views today

Partilhe esta Noticia!
Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *